Dos 40 aos 55 anos, as mulheres passam por um período de grandes transformações físicas e emocionais com a chegada da menopausa e da perimenopausa. Essa fase pode ser desafiadora e marcada por sintomas como ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso e alterações no sono. Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Costa, especialista em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, idealizadora, founder e CEO da NutrAlive, explica como a alimentação funcional e o uso de suplementos naturais podem amenizar os impactos desse período.
“Alguns alimentos são ricos em fitoestrógenos, como a soja e a linhaça. Esses compostos naturais têm ação semelhante à do estrogênio e podem ajudar a reduzir sintomas como ondas de calor e suores noturnos, bastante comuns durante a menopausa”, explica Vanessa.
Além disso, na fase da perimenopausa, a redução dos níveis hormonais, especialmente do estrogênio, pode aumentar a resistência à insulina, elevando os níveis de açúcar no sangue e favorecendo o acúmulo de gordura abdominal.
Outro ponto crítico é a saúde óssea, já que há uma perda gradual de densidade óssea. Por isso, o consumo adequado de cálcio, vitamina D e proteínas, aliado à prática de exercícios de força, como a musculação, é fundamental para prevenir a osteoporose.
NutrAlive: um aliado natural no equilíbrio hormonal da mulher
Para complementar a alimentação e oferecer suporte à saúde da mulher no climatério e na menopausa, Vanessa Costa desenvolveu a NutrAlive, um suplemento natural que auxilia:
Na regulação hormonal com compostos vegetais e adaptógenos
No suporte ao metabolismo e à saúde cardiovascular
Na melhora da disposição física e mental
Na redução de sintomas da menopausa, como fadiga, ansiedade e baixa concentração
“Cuidar da qualidade dos nutrientes, manter uma rotina de treinos e melhorar o sono são medidas transformadoras. A NutrAlive veio para ajudar mulheres a atravessarem essa fase com mais equilíbrio e energia, sem depender de soluções artificiais”, reforça Vanessa.
A importância de um estilo de vida ativo na menopausa
Todas as mulheres, mais cedo ou mais tarde, vão precisar lidar com as oscilações hormonais. Adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular e contar com o acompanhamento de um profissional são ações fundamentais para viver essa fase com mais bem-estar.